Vestibular
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

UFABC - Universidade Federal do ABC

2 participantes

Ir para baixo

UFABC - Universidade Federal do ABC Empty UFABC - Universidade Federal do ABC

Mensagem por haczao Ter Jul 21, 2015 11:20 pm

UFABC - Universidade Federal do ABC OgAAAFRTVcGbIhJquxzizd7xCaSuxlvkUo5JJcFZtaRe_gOyIjO9sjrrVyrQTRf57O6VqkBYFpAdZ3WQqeS_6QzmAe8Am1T1UNGO4IiJZhJGjWsPltsOszKE_3o8


UFABC - Universidade Federal do ABC OQAAAL1fbT66V5JWr1I7HbpiB7JX2Xas_AnCSShu6z1r4UeBXE-d0XlCiRevKC94KkZm79evu61-xfIM5xkK0EsT0DUAm1T1UGO94GLyfsbNX3ulQMGicWq8RON1



A Federal


UFABC - Universidade Federal do ABC OgAAAN3Z6-cbyY-udgdJyuYXvWWWQXRlOH34_DdHAfrMXggofieJcXtsnEwjHGG5tNAy9pv-NahHzuhSwZWB1bcvrvkAm1T1UD8VDr4Rvd1hbMbx2nFuMOM2AQK-


UFABC - Universidade Federal do ABC 2-ufabc


"Tudo começou no início de 2006, da 'estaca zero', quando se reunia a primeira equipe dirigente num predinho às margens do Tamanduateí, em terreno do antigo almoxarifado da Prefeitura Municipal de Santo André, cedido para construir um 'campus vertical', com três grande torres, de acordo com projeto arquitetônico contemplado em concurso nacional. O primeiro reitor pro tempore era o engenheiro elétrico Hermano Tavares, com a experiência de ex-reitor da Unicamp e capacidade de atrair antigos colegas do sistema paulista (ITA, Unicamp, USP) para a aventura de construção de uma universidade de base tecnológica, de estrutura e perspectiva interdisciplinares, respondendo com qualidade às demandas contemporâneas de acesso ao ensino superior.
O projeto para uma 'universidade do século 21' havia sido elaborado durante o ano de 2005 por um grupo ilustre de colegas, sob a inspiração de Luiz Bevilacqua, profissional e pesquisador pioneiro na implantação dos cursos de pós-graduação nas áreas de engenharia na UFRJ. A ideia mestra girava em torno da criação de uma universidade de ciência e tecnologia, de uma nova alternativa para o País, com um bacharelado único, com forte base conceitual, que constituísse uma porta de entrada para um amplo conjunto de opções profissionais."

Os Cursos


UFABC - Universidade Federal do ABC 800px-Ufabc-corredor-pos


A UFABC conta com os seguintes cursos "iniciais", que seriam o ciclo básico que todo aluno tem que passar, são eles:

Bacharelado em Ciência e Tecnologia - BC&T
Bacharelado em Ciências e Humanidades - BC&H


O Bacharelado em Ciência e Tecnologia, porta de entrada para as Engenharias


UFABC - Universidade Federal do ABC 800px-Ufabc-corredor

UFABC - Universidade Federal do ABC OgAAAJVUrwpTSN82T6G4sVT4-paGLOAT34WeutZBdFnoYtFGxkImWi-v3HnY-O3rQPspvgqMtAF8oIFPQKP3EkYn3EAAm1T1UElw0-R-elLg-1QjmQGYSJ9lAvXO


O "BCT" tem a duração de 3 anos em média, com as seguintes opções de pós-BCT:

Engenharias

Ambiental e Urbana
Aeroespacial
Biomédica
Energia
Gestão
Materiais
Informação
Instrumentação, Automação e Robótica

Bacharelados

Ciências Biológicas
Ciência da Computação
Física
Matemática
Química
Neurociência

Licenciaturas

Ciências Biológicas
Física
Matemática
Química


O Bacharelado em Ciências e Humanidades , da Filosofia às Ciências Econômicas

UFABC - Universidade Federal do ABC OgAAAHiapfoWDqmjuYnvZZZXE-vnMYR1cntdCLaf9USRHf890cWQsbGbEX72hwKBE16QrUhSrgeXdPIGxMCHkKrclgQAm1T1UKFOnV_L0hGnR6gm-kG0D57NpRT2

UFABC - Universidade Federal do ABC Ufabc-axis-logo
Bacharelados

Filosofia
Ciências Econômicas
Políticas Públicas

Licenciaturas

Filosofia


Campus

UFABC - Universidade Federal do ABC Laboratorio-tipico-bloco-b-ufabc
A UFABC conta com 2 Campus em construção, um em Santo André e outro em São Bernardo do Campo, o primeiro já está em sua fase final.

SANTO ANDRÉ

UFABC - Universidade Federal do ABC OgAAAAClX6PIQnrjUb8TCV3kqGgAziHX2fUU_kEkyrOcsxDmg7os50vaoMYACFXfhrMDtbysLg9n80Mm22kvmf6ID5AAm1T1ULBCLNmZe0Xl3cBSU6pjdZ6uSwnA

CAMPUS - SANTO ANDRÉ

Área do Terreno: 77.443,90m²

Área Construída Total: 96.409,03m²


BLOCO A - EDIFÍCIO ADMINISTRATIVO E ACADÊMICO

Área Construída: 39.426,07 m² 1º, 2º e 3º pavimentos

Reitoria e Salas de Aula.

Prédio 1 - Centro de Engenharia, Modelagem e Ciências Sociais Aplicadas (10 andares).

Prédio 2 - Centro de Matemática, Computação e Cognição (8 andares).

Prédio 3 - Centro de Ciências Naturais e Humanas (9 andares).


BLOCO B - EDIFÍCIO ACADÊMICO (11 andares)

Área Construída: 13.985,32 m²

Salas de Aula; Salas de Docentes e Laboratórios de Pesquisa e Ensino.


BLOCO C - CENTRO CULTURAL

Área Construída: 9.738,11 m²

Auditórios; Teatro e Biblioteca.


BLOCO D - RESTAURANTE UNIVERSITÁRIO

Área Construída: 1.725,25 m²

Matadouro restaurado com reconversão de uso.


BLOCO E - CONJUNTO ESPORTIVO

Área Construída: 3.652,89 m²

Quadras, Piscinas e Ginásio Poliesportivo Coberto.


BLOCO F - TORRE DO RELÓGIO

Área Construída: 1.126,45 m²

Relógio, Mirante (76 m) e Reservatório de água.


Autor do projeto

Libeskindllovet Arquitetos S/S Ltda. (concurso realizado em dezembro de 2005).


Responsável pela Obra

Construtora Augusto Velloso S.A.

SÃO BERNARDO


UFABC - Universidade Federal do ABC 1

Descrição: http://www.ufabc.edu.br/images/stories/administracao/campussaobernardo/descricao-campus-sbc-1.pdf


UFABC: Impacto médio 7% acima da média mundial

UFABC - Universidade Federal do ABC 702px-Ufabc-lab-materiais

UFABC - Universidade Federal do ABC Lab2_mat


A Universidade Federal do ABC é a única federal do país a ter no seu quadro de docentes 100% de professores com o título de Doutor, além de contar hoje com uma das mais modernas infraestruturas para pesquisa existente no Brasil, condição que fez a Universidade obter algumas coisas para se orgulhar:

-Em apenas 3 anos de funcionamento a UFABC foi projetada no primeiro time de universidades brasileiras na área de nanotecnologia pelo edital de bolsistas em produtividade em pesquisa do CNPq, o concurso mais concorrido do país

-A universidade tem em seu quadro de docentes professores vencedores do Prêmio Capes de Melhor Tese, pesquisadores agraciados com a Comenda e com a Grã-Cruz da Ordem Nacional do Mérito Científico, membros da Academia Brasileira de Ciências, entre outros representantes de algumas das mais prestigiosas organizações científicas nacionais

-A alta capacitação do corpo docente da universidade também fez com que em março de 2007 a CAPES aprovasse 10 dos 11 pedidos que UFABC fez para a autorização de abertura de cursos de pós-graduação Stricto sensu (Mestrado e Doutorado), um recorde entre todas as universidade brasileiras uma vez que a CAPES aprova, em média, apenas um terço dos pedidos a ela encaminhados e nunca antes tinha aprovado de uma só vez a abertura de tantos cursos de pós-graduação em uma mesma instituição.

-Já em 2009, a UFABC foi a 3ª demandante de novos projetos de pesquisa junto à FAPESP, atrás apenas da USP e da Unicamp e à frente de todas as outras instituições públicas e privadas do Estado de São Paulo

-A UFABC também participa hoje de diversos projetos de pesquisa importantes no mundo, entre eles, pode-se destacar a presença da universidade no maior projeto científico de todos os tempos, o Grande Colisor de Hádrons (LHC) da Organização Europeia para a Investigação Nuclear (CERN)

-Segundo o ranking mundial da Scimago Institutions Rankings (SIR), a UFABC aparece como a única Universidade do país a estar acima da média, com palavras do próprio reitor:

"O NI da UFABC é 1,07, o que significa que o nosso impacto médio está 7% acima da média mundial...Os números acima sugerem fortemente que a UFABC desponta como a melhor Universidade brasileira em termos do impacto médio da sua produção científica, sendo inclusive a única que se situa acima da média mundial neste quesito".

Além das pesquisas internas, durante a graduação o aluno tem a oportunidade de participar em diversas IC's, além de outros projetos para competições como o Aerodesign, o Baja e o Grupo de Foguetes.

A UFABC é uma das únicas universidades públicas a possuir bolsas acumulativas, ou seja, o aluno pode sair ganhando quase mil reais por mês, isso só com as bolsas.


O método de seleção: o curso mais procurado do SISU


A UFABC tem como único meio de entrada o processo seletivo via ENEM, sendo adotado em 100%.

O Bacharelado em Ciência & Tecnologia (BC&T) da UFABC manteve a liderança conquistada no ano passado. Ao todo, 17.829 estudantes inscreveram-se para pleitear uma vaga no curso.

O BC&T oferecido na unidade sede da universidade em Santo André foi a opção de 12.971 candidatos. As 200 vagas para o mesmo curso na unidade de São Bernardo do Campo foram disputadas por 4.858 estudantes.

A outra porta de entrada na UFABC - o ingresso via BC&H (Bacharelado em Ciências & Humanidades) - abriu 200 vagas no processo seletivo deste ano e foi procurada por 3759 candidatos.


UFABC - Universidade Federal do ABC Lula+abc

O Projeto de Ensino


UFABC - Universidade Federal do ABC Ufabc-interna

A Universidade Federal do ABC (UFABC) começou do zero e, por conseqüência, com infinitas possibilidades de construir um novo modelo de ensino superior. Esse degrau de liberdade permitiu ao comitê encarregado de propor a estrutura desta universidade criar um plano acadêmico completamente novo, livre de amarras internas e de restrições externas.

Essa oportunidade não significa fazer algo novo apenas por ser novo, mas encampar o extraordinário progresso da ciência e da tecnologia, alcançado ao longo do último século. Afastados do sistema educacional universitário tradicional, os alunos são encorajados a se tornarem responsáveis por suas próprias vidas em vez de apenas escutarem o que devem fazer.

Há na UFABC o comprometimento de se preservar a idéia de liberdade para a exploração de novos caminhos em todas as atividades acadêmicas. O preceito que rege essa nova proposta é de que as universidades devem estar comprometidas com a evolução do espírito, em vez de suprir as necessidades materiais de consumidores.

Trata-se de uma instituição fundada para explorar novas possibilidades, tanto na pesquisa quanto na educação. Não há a diretriz de ser um centro de aplicação encarregado apenas de testar e complementar avanços científicos reais, concebidos em outras instituições.

A UFABC promove o conhecimento racional primário e, apesar do foco sobre o avanço da ciência e tecnologia - elegendo pesquisas como o instrumento principal para alcançar objetivos -, estimula um sistema educacional que encoraja o corpo discente a fazer suas próprias escolhas, a assumir riscos e aceitar desafios.

O compromisso principal com a sociedade é recuperar a apreciação pelo conhecimento científico e revelar a beleza inerente aos mistérios da natureza, ocultos em um objeto matemático. A pretensão dessa iniciativa é demonstrar que conhecimento não deve ser vinculado apenas a demandas sazonais de mercado, mas, acima de tudo, à evolução e iluminação do espírito humano.

http://www.ufabc.edu.br/index.php?option=com_content&view=article&id=21

Notícias da Federal


Curso mais procurado do SiSU reúne engenharia, computação e até cinema

http://g1.globo.com/vestibular-e-educacao/noticia/2011/02/curso-mais-procurado-do-sisu-reune-engenharia-computacao-e-ate-cinema.html

Workshop sobre interdisciplinaridade abre agenda de eventos comemorativos da UFABC

As comemorações dos cinco anos do projeto pedagógico da UFABC começam nesta quinta-feira (17) com o workshop Excelência na atuação interdisciplinar. O evento é uma oportunidade para os novos professores e alunos entrarem em contato com o projeto pedagógico da universidade, totalmente baseado na interdisciplinaridade.

Participarão do encontro o Prof. Dr. Gustavo Dalpian (UFABC), reitor Helio Waldman (UFABC), Prof. Dr. Luiz Bevilacqua (UFRJ), Prof. Dr. Naomar de Almeida Filho (UFBA) e Prof. Dr. Augusto Cesar Noronha Galeão (LNCC).

O workshop acontecerá às 14 horas, no auditório 108, Bloco A do Campus Santo André.

Assessoria de Comunicação e Imprensa
16/02/2010

Código:
_pegaso_
TRAGO BOAS NOVAS AMIKOS

quase que eu não vou na aula de intro a eng por influencia do sr freud, mas valeu muito a pena, lá fiquei sabendo de uns troços que muito interessa a todos

O professor nos falou sobre como anda o CREA e a UFABC, pelo que ele disse a Universidade está fazendo tudo com equivalencia e as respostas do CREA foram muito positivas, ele disse que a gente por exemplo vai sair formado em Eng.Aeroespacial, vai ter esse nome no diploma e tudo, mas no registro do CREA vai ter Engenheiro Aeronáutico + especialidades, no caso de Aeroespacial.

Ou seja, vão converter tudo, Energia em Elétrica, Gestão em Produção etc, mas a gente não vai perder nada do que fez a mais, vai estar no registro lá. Engenharia Ambiental e Urbana ele me disse que deve sair como Ambiental, mas ele acredita q vai ter licenca pra fazer construções e tal no ramo civil.

Ele também disse que ninguém tá tendo dificuldade pra pegar a ENG que quer no começo pq tem poucos formados e acha que vai durar um bom tempo isso.

Outra coisa r0x é o convênio com uma * universidade da Suécia que o professor de Aeronáutica tava falando, Instituto de tecnologia r0xxxxxxxxxx ao cubo, ele mostrou uns projetos deles lá, Aerodesign A JATO ** TENSO TENSO e outros carros fodas demais que eles criaram, quarta é a reunião pra fechar tudo, tanto que ele nem vai dar aula.


Tamo indo no rumo certo  


UFABC - Universidade Federal do ABC 1270339231345_f

UFABC - Universidade Federal do ABC OgAAAK2TBYjY7kYcCqreLrzUMMJV0tRjH31x7eqrMjFQ9FwVVhf3fNbk7yQab5TdnRjXAaZy7YVUjetc4Xj0ls1y0rYAm1T1UL843bDkaaWjLPoqCWtaPIR2anxo

UFABC - Universidade Federal do ABC Desafios


créditos: _pegaso_ - Fórum UOL
haczao
haczao

Mensagens : 27
Data de inscrição : 21/07/2015
Localização : Guarulhos - São Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

UFABC - Universidade Federal do ABC Empty Re: UFABC - Universidade Federal do ABC

Mensagem por ilprofeta Ter Jul 21, 2015 11:59 pm

que tópico nostálgico. Smile
ilprofeta
ilprofeta

Mensagens : 133
Data de inscrição : 16/07/2015

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos