Vestibular
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro

4 participantes

Ir para baixo

UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro Empty UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro

Mensagem por haczao Ter Jul 21, 2015 11:35 pm

UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro BLwVi


Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ


"A Universidade do Brasil"


Sobre a UFRJ :

A Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), também denominada Universidade do Brasil, é a maior e melhor conceituada universidade federal do país, além de ser um dos centros brasileiros de excelência no ensino e na pesquisa, é uma das melhores instituições da América Latina.
Primeira instituição oficial de ensino superior do Brasil, possui atividades ininterruptas desde 1792, com a fundação da Real Academia de Artilharia, Fortificação e Desenho, uma das escolas que viriam a compor a universidade. Por ser a primeira universidade federal criada no país em 1920, serviu como modelo para todas as outras.

A UFRJ é uma das grandes responsáveis pela formação da elite intelectual brasileira. Alguns dos renomados alunos desta universidade incluem: os jornalistas Ali Kamel e Fátima Bernardes; o educador Anísio Teixeira; o engenheiro Benjamin Constant; os escritores Jorge Amado e Clarice Lispector; os políticos Francisco Pereira Passos e Osvaldo Aranha; além de médicos sanitaristas como Carlos Chagas, Osvaldo Cruz e Vital Brazil.

Link para o texto completo: http://pt.wikipedia.org/wiki/UFRJ


UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro MqwKh

A Ilha Universitária, fotos ao longo da primeira página




A UFRJ - Missão

A finalidade que justifica a existência da Universidade Federal do Rio de Janeiro e que baliza seus objetivos estratégicos consiste em proporcionar à sociedade brasileira os meios para dominar, ampliar, cultivar, aplicar e difundir o patrimônio universal do saber humano, capacitando todos os seus integrantes a atuar como força transformadora. Mais especificamente, a Universidade destina-se a completar a educação integral do estudante, preparando-o para:
- exercer profissões de nível superior;
- valorizar as múltiplas formas de conhecimento e expressão, técnicas e científicas, artísticas e culturais;
- exercer a cidadania;
- refletir criticamente sobre a sociedade em que vive;
- participar do esforço de superação das desigualdades sociais e regionais;
- assumir o compromisso com a construção de uma sociedade socialmente justa, ambientalmente responsável, respeitadora da diversidade e livre de todas as formas de opressão ou discriminação de classe, gênero, etnia ou nacionalidade;
- lutar pela universalização da cidadania e pela consolidação da democracia;
- contribuir para a solidariedade nacional e internacional.

Fonte: http://www.ufrj.br/pr/conteudo_pr.php?sigla=AUFRJMISSAO


História

A Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) foi criada no dia sete de setembro de 1920, com o nome de Universidade do Rio de Janeiro. Reorganizada em 1937, quando passou a se chamar Universidade do Brasil, tem a atual denominação desde 1965.

Diferentemente da América Espanhola - onde as ordens religiosas e a monarquia da Espanha decidem implantar, desde o século XVI, universidades em todo o continente -, no Brasil a coroa portuguesa, estrategicamente, impede qualquer iniciativa nessa direção. A política da Corte obriga as elites nativas a se submeterem ao monopólio da educação superior exercido por Coimbra. Somente com a chegada da família real portuguesa para o exílio no Rio de Janeiro, em 1808, é que são criadas as primeiras instituições de ensino superior. Mas a concepção vigente é de cunho estritamente profissionalizante: surgem escolas de Medicina na Bahia (fevereiro de 1808) e no Rio de Janeiro (novembro de 1808) e de Engenharia no Rio de Janeiro (1810).

Decorridos dezessete anos de sua canhestra criação, em 1937, no alvorecer do Estado Novo, a Lei nº 452 define uma nova estrutura para a instituição que passa a então a se chamar Universidade do Brasil. No organograma, quinze escolas ou faculdades.

Ao configurar dessa forma a instituição, a lei muda o nome das antigas Escola Politécnica, Escola de Minas, Faculdade de Medicina, Faculdade de Odontologia, Faculdade de Farmácia, Faculdade de Direito e Instituto Nacional de Música. Ao mesmo tempo, cria novas unidades: Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras, Faculdade Nacional de Educação e Faculdade Nacional de Política e Economia. As demais unidades preservam suas denominações originais. A reforma ainda prevê a incorporação ou a criação de institutos, que devem cooperar para o desenvolvimento das atividades das escolas e faculdades.

Vários desses institutos não existem, de fato e, embora a lei especifique que devem ser criados, muitos não o são. É prevista ainda a criação do Hospital das Clínicas e do Colégio Universitário, destinado ao ensino secundário, bem como a incorporação da Escola de Enfermagem Anna Nery - todos considerados órgãos complementares. Finalmente, estabelece ainda a lei, como meta, a criação de uma Cidade Universitária, cuja construção, no entanto, só tem início em 1949, e cuja inauguração só ocorre, de fato, em 1972.

Uma observação importante, relacionada a essa reforma de 1946, é que ela introduz, no plano da lei, a estrutura departamental: o novo estatuto prevê que as Faculdades e Escolas devem se organizar em departamentos, dirigidos por um chefe, escolhido entre os professores catedráticos que os compõem. Apesar disso, e durante os vinte anos seguintes, é o regime da cátedra vitalícia e não o de departamento, que organiza a vida didática e acadêmica da Universidade. Essa estrutura administrativa, com pequenas modificações, funciona durante todo o período da Constituição de 1946, ou seja, até o final da década de 1960. O crescimento da instituição ocorre, tão somente, em função de pressões da sociedade pelo aumento do número de vagas e pela multiplicação desordenada das unidades, muitas delas surgidas para resolver conflitos de interesses entre catedráticos no interior das já existentes. Ou seja: os vícios de origem e a falta de planejamento dos anos 20 permanecem intactos.

Fragmentada, do ponto de vista acadêmico, dispersa do ponto de vista geográfico, elitista e bacharelesca, voltada quase que exclusivamente para a formação profissional, a Universidade desconhece quase que completamente a docência em regime de dedicação exclusiva e a pesquisa.

(...)

Por fim, é preciso enfatizar que a ação da instituição, por mais relevante que seja, não pode se esgotar intramuros. Não basta a uma universidade conceber-se democraticamente, para realizar ciência, produzir e transmitir conhecimentos, sem envolver-se ativamente - observada sua natureza de instituição acadêmica - com as necessidades e as expectativas da sociedade brasileira, especialmente as de seus setores subalternizados. Assim, para os movimentos sociais da UFRJ, é imperioso que a universidade participe dos grandes debates e do processo de disputas que definem, no processo histórico, os rumos da sociedade de que faz parte.

Nas palavras de seu próprio fundador, tratava-se de uma verdadeira instituição universitária, "preocupada em não apenas difundir conhecimentos, preparar práticos ou profissionais de artes e ofícios", mas que visava a "manter uma atmosfera de pleno saber para se preparar o homem que o serve e o desenvolve". Os requisitos para o êxito dessa experiência não poderiam ser outros que não a liberdade de pensamento e a autonomia universitária - institutos de todo incompatíveis com o Estado Novo.


Link para o texto completo: http://www.ufrj.br/pr/conteudo_pr.php?sigla=HISTORIA



Ingresso


O ingresso aos cursos de graduação dar-se-á através do Sistema de Seleção Unificada (SiSU) do Ministério da Educação (MEC), que utilizará as notas da edição anterior do Enem para preencher todas as vagas. Outras formas de ingresso são possíveis por meio da transferência externa e por isenção de vestibular (reingresso).


Suas dúvidas podem ser tiradas no Sistema de Atendimento do Acesso à Graduação, em todos os dias úteis do mês de janeiro, entre 9 e 17 horas - TELEFONE (21) 2598-3380.


UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro O6rpn

UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro PfjObl



Centros


Os Centros são compostos por institutos, escolas, faculdades e órgãos suplementares, também compõem a Universidade o Fórum de Ciência e Cultura (FCC), o Escritório Técnico da Universidade (ETU) e a Prefeitura da Cidade Universitária (PU).

CENTRO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE (CCS)

Unidades:

Escola de Educação Física e Desportos (EEFD)
Escola de Enfermagem Anna Nery (EEAN)
Faculdade de Farmácia (FF)
Faculdade de Medicina (FM)
Faculdade de Odontologia (FO)
Hospital Escola São Francisco de Assis (HESFA)
Hospital Universitário Clementino Fraga Filho (HUCFF)
Instituto de Biofísica Carlos Chagas Filho (IBCFF)
Instituto de Biologia (IB)
Instituto de Bioquímica Médica (IBqM)
Instituto de Ciências Biomédicas (ICB)
Instituto do Coração Edson Abdalla Saad (ICEAS)
Instituto de Doenças do Tórax (IDT)
Instituto de Estudos de Saúde Coletiva (IESC)
Instituto de Ginecologia (IG)
Instituto de Microbiologia Paulo de Góes (IMPG)
Instituto de Neurologia Deolindo Couto (INDC)
Instituto de Nutrição Josué de Castro (INJC)
Instituto de Psiquiatria (IPUB)
Instituto de Puericultura e Pediatria Martagão Gesteira (IPPMG)
Maternidade-Escola
Núcleo de Pesquisa de Produtos Naturais (NPPN)
Núcleo de Pesquisas Ecológicas de Macaé (NUPEM)
Núcleo de Tecnologia Educacional para a Saúde (NUTES)


CENTRO DE CIÊNCIAS JURÍDICAS E ECONÔMICAS (CCJE)

Unidades:

Faculdade de Administração e Ciências Contábeis - (FACC)
Faculdade de Direito - (FD)
Instituto de Economia - (IE)
Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano e Regional - (IPPUR)
Instituto de Pós-graduação e Pesquisa em Administração (Coppead) - (COPPEAD)


CENTRO DE CIÊNCIAS MATEMÁTICAS E DA NATUREZA (CCMN)

Unidades:

Instituto de Física - (IF)
Instituto de Geociências - (IGEO)
Instituto de Matemática - (IM)
Instituto de Química - (IQ)
Museu da Geodiversidade - (MUSEUGEO)
Núcleo de Computação Eletrônica - (NCE)
Observatório do Valongo - (OV)


CENTRO DE FILOSOFIA E CIÊNCIAS HUMANAS (CFCH)

Unidades:

Colégio de Aplicação - (CAp)
Escola de Comunicação - (ECO)
Escola de Serviço Social - (ESS)
Faculdade de Educação - (FE)
Instituto de Filosofia e Ciências Sociais - (IFCS)
Instituto de História - (IH)
Instituto de Psicologia - (IP)
Núcleo de Estudos de Políticas Públicas e Direitos Humanos - (NEPP-DH)


CENTRO DE LETRAS E ARTES (CLA)

Unidades:

Escola de Belas Artes - (EBA)
Escola de Música - (EM)
Faculdade de Arquitetura e Urbanismo - (FAU)
Faculdade de Letras - (FL)


CENTRO DE TECNOLOGIA (CT)

Unidades:

Escola de Química - (EQ)
Escola Politécnica - (POLI)
Incubadora de Empresas do Coppe - (IE/COPPE)
Incubadora Tecnológica de Cooperativas Populares do Coppe - (ITCP/COPPE)
Instituto Alberto Luiz Coimbra de Pós-Graduação e Pesquisa de Engenharia - (COPPE)
Instituto de Macromoléculas Professora Eloisa Mano - (IMA)
Parque Tecnológico - (Parque Tecnológico)


FÓRUM DE CIENCIA E CULTURA (FCC)

Unidades:

Casa da Ciência - (CCIÊNCIA)
Conselho Superior de Coordenação Executiva - (CSCE)
Conselho Universitário - (Consuni)
Editora UFRJ - (EDUFRJ)
Forum de Ciência e Cultura - (FCC)
Museu Nacional - (MN)
Sistema de Bibliotecas e Informação - (SiBI)


UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro PimdD

créditos: Nintendo Fanboy - Fórum UOL
haczao
haczao

Mensagens : 27
Data de inscrição : 21/07/2015
Localização : Guarulhos - São Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro Empty Re: UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro

Mensagem por haczao Ter Jul 21, 2015 11:42 pm

A Cidade Universitária

https://i.imgur.com/H7VEhcO.jpg

http://www.prefeitura.ufrj.br/

A Cidade Universitária da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) sedia esta universidade, estando situada na Ilha do Fundão (ou Ilha da Cidade Universitária). Por sua grande extensão de 5 238 337,82 km², é considerada como um bairro da Zona Norte da cidade do Rio de Janeiro.
Estão concentradas na Cidade Universitária a maior parte das unidades acadêmicas e administrativas da UFRJ, além de diversas empresas e centros de pesquisa em seu Parque Tecnológico, como Petrobras, Eletrobrás, General Eletric, Usiminas, IBM, FMC Technologies, Repsol, Halliburton, Tenaris Confab, entre outras.

A Cidade Universitária ocupa quase toda extensão da Ilha do Fundão (também conhecida como Ilha da Cidade Universitária), localizada na margem oeste da Baía de Guanabara. A ilha foi criada a partir da aplicação de aterro a um arquipélago de oito ilhas, durante a construção do campus na década de 1950.
Primitivamente, o arquipélago era formado por três grandes ilhas:

A própria Ilha do Fundão - correspondente hoje à área do Hospital Universitário
Ilha do Bom Jesus da Coluna - correspondente hoje à área do Centro de Tecnologia, da Faculdade de Letras e da atual base do Exército Brasileiro
Ilha da Sapucaia - correspondente hoje à área da Reitoria, do Parque Tecnológico e da Vila Residencial
Além de outras das ilhas menores:
Ilha do Catalão - atual Reserva do Catalão, uma reserva ambiental administrada pela UFRJ
Ilhas do Baiacu e das Cabras - ambas eram situadas entre as Ilhas do Fundão e do Catalão
Ilhas do Pindaí do Ferreira e o Pindaí do França - ambas situadas entre as Ilhas do Fundão e do Bom Jesus da Coluna
Embora impróprias para banhistas, a Ilha do Fundão tem algumas praias, como a do Catalão, do Oi e a do Quartel.

Outros campus:
Praia Vermelha - Administração, Biblioteconomia, Ciências Contábeis, Ciências Econômicas, Comunicação Social, Pedagogia, Psicologia, Serviço Social;
Centro - Faculdade de Direito (FD), Escola de Música (EM), Observatório do Valongo (OV), Instituto de Filosofia e Ciências Sociais (IFCS) e Instituto de História (IH).;
Macaé - Medicina, Química, Ciências Biológicas, Nutrição, Enfermagem e Obstetrícia, Farmácia e Engenharia (de Produção, Civil e Mecânica);
Duque de Caxias - Ciências Biológicas: Biofísica.


UFRJ 2020

O Plano diretor UFRJ 2020, aprovado pelo Conselho Universitário em 5 de novembro de 2009, busca revitalizar a cidade universitária através de uma série de projetos (boa parte já iniciada)

saiba mais no pdf do projeto: http://www.ufrj.br/docs/plano_diretor_2020/PD_2011_02_07.pdf


Minerva
UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro A5PCCh

Entrada do CT
UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro GmgEah

UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro YIITLh

O prédio é bem grande, essa passagem longa dá acesso aos blocos A~H

UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro Cc3wnh


FAQ


É difícil entrar?
Todos sabemos que o ENEM seleciona mal. Não por causa do TRI, mas pela correção da redação, que infelizmente tem peso grande na UFRJ. Também sabemos que ela sempre será a primeira opção de muita gente que faz ENEM, portanto, a concorrência é grande. Essa é a maior dificuldade pra entrar aqui: não basta acertar muitas questões, tem que mandar bem na redação (e enquanto a correção não mudar, ter sorte também). Então diria que sim, é razoavelmente difícil entrar aqui

O nível dos alunos vai piorar?
Um fato é que a prova do ENEM não cobra muito conteúdo, ou seja, não precisa saber tanta matéria quanto precisava no vestibular para entrar. No entanto, a concorrência faz com que o nível suba, além do mais, os melhores vão querer entrar aqui, portanto, imagino que o nível se mantenha. Por enquanto não dá pra saber o que vai acontecer, só teremos ideia se o nível caiu ou não quando a primeira geração 100% enem se formar.

E a localização da Cidade Universitária.. é boa? Tem metrô pra lá? Que ônibus eu pego?
A Cidade Universitária fica/é na Ilha do Fundão, Zona Norte. Não tem metrô pra lá, e o ônibus depende de onde você tá saindo. Eu pego o famoso 485 em Laranjeiras, levo em média meia hora na ida e 50 minutos~1h na volta, isso por causa do trânsito, mas depende muito do horário em que você sai. Se você mora no Fundão, só vai precisar pegar o interno, que é de graça e circula o dia todo. Quanto a localização..  depois eu falo sobre ela

O campus é seguro?
De dia é seguro, mas recomendo levar suas coisas para todos os lugares. A noite a situação deve piorar, afinal, o campus fica bem menos movimentado.

Como é e como funciona o alojamento?
O alojamento está em reforma, e por enquanto eles estão dando uma bolsa-auxílio. É concorrido e burocrático, mas opções bem baratas pra se morar perto (ou até dentro) da UFRJ.

Conforme informado anteriormente, nos próximos meses estão previstas obras para melhoria das condições de infraestrutura no prédio da Residência Estudantil. Assim, NÃO haverá possibilidade de encaminhamento dos alunos selecionados no processo seletivo de 2012, na modalidade Benefício Moradia, para ocuparem quartos na referida residência, conforme vem acontecendo ao longo dos últimos anos.
Considerando a importância do benefício moradia para a permanência de um significativo segmento de estudantes na universidade, fica definido que:
- Os alunos selecionados no processo seletivo do Auxílio ao Estudante - Modalidade Benefício Moradia para 2012 receberão um Auxílio Manutenção de R$ 360,00, acrescido de Auxílio Moradia no valor de R$ 360,00 e de Auxílio Transporte (valor a ser definido) objetivando auxiliar na permanência do estudante, até a conclusão das obras da Residência Estudantil.

Fonte: http://www.superest.ufrj.br/

E o trote? Se tem ou não, depende do curso. O trote na Escola Politécnica, por exemplo, é proibido, apesar de geralmente rolar "confraternização" entre os veteranos e os calouros. No entanto, já vi muita gente pintada no prédio de Letras, no da FAU...

Quais são os bairros mais acessiveis para alguém que estuda na Ilha do Fundão (Cidade Universitária)? E para alguém que estuda na Praia Vermelha?
Fazendo uma lista em ordem crescente de preços, temos:

Vila Residencial da Ilha do Fundão (Zona Norte) - 200~350 reais, quarto coletivo.
Vantagens: já morar na UFRJ

Desvantagens: sua vida vai se resumir a UFRJ, pois não é muito fácil sair da Ilha, principalmente nos dias em que você não deve ter aula (final de semana).

Ilha do Governador (Zona Norte) - 400~600 reais, quarto coletivo (ou com sorte, individual)
Vantagens: depois do próprio Fundão, é o bairro "morável" mais perto da UFRJ. Parece uma cidade, tem sub-bairros e shopping, o preço não é muito alto e você pode viver bem fazendo apenas a rota Governador-Fundão. Pelo que sei, é seguro, apesar de ainda não ser pacificado.

Desvantagens: basicamente a mesma de morar no Fundão: é mais difícil sair da I. do Governador pra lugares não próximos, apesar da Ilha ser bem completa. Sem metrô, mas o TRANSCARIOCA (BRT) está em construção, previsto para funcionar nas olimpíadas.

Tijuca (Zona Norte) - *não achei opções na Tijuca pra ter uma média de preços*
Vantagens: aparentemente, é a melhor opção da Zona Norte: fica relativamente perto da UFRJ, próximo das outras Zonas do Rio e, agora, é um lugar bom pra se morar. Tem estação de metrô (Saens Peña).
Desvantagens: disponibilidade de vagas, ou talvez eu só dei azar e não achei.

Centro (Zona Centro) - 600+, quarto coletivo
Vantagens: não fica muito longe do Fundão e dá pra ir pra Praia Vermelha também. Tem muita coisa na região, metrô, acesso fácil a boa parte do Rio..

Desvantagens: é muito movimentado. Isso traz uma série de desvantagens, mas eu acredito que não seja tão notório..


Bairros da Zona Sul em geral (-favelas) (Zona Sul   ) - 700+, quarto coletivo. 1200+ conjugado de 25~35 m², 1000+ quarto individual e por aí vai.
Vantagens: já está um pouco distante da Ilha do Fundão, mas está perto do campus da Praia Vermelha. Você vai achar tudo aqui, metrô, shoppings, restaurantes, pontos turísticos, gente bonita, lugares de tirar o fôlego   .

Desvantagens: trânsito, dependendo do horário. Movimento. Distância, dependendo do campus. A Zona Sul é segura, mas tem algumas favelas marotas que talvez sejam problema. A maior desvantagem é o preço, principalmente agora, com essa bolha imobiliária por causa da copa+olimpíadas.

Qualquer bairro da Zona Oeste já fica difícil de ir tanto pra Praia Vermelha quanto pro Fundão, e a média de preços não compensa (principalmente Barra da Tijuca, que é um lugar bom, mas caro, e você chega mais rápido indo a pé do que de carro <trânsito caótico>)

Outra opção é Niterói, que é longe, teria que atravessar a Ponte Rio-Niterói todos os dias (e me falaram que vive congestionada), mas é uma das melhores cidades do Brasil.

UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro ZEJdch

UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro Eazmzh


Biblioteca central do CT
UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro HVbAj


Entrada do auditório principal
UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro 4jeAQ

UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro PW4Q4l

UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro JZNif
haczao
haczao

Mensagens : 27
Data de inscrição : 21/07/2015
Localização : Guarulhos - São Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro Empty Re: UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro

Mensagem por super refreshing feeling Ter Jul 21, 2015 11:57 pm

sonho de cidade
super refreshing feeling
super refreshing feeling

Mensagens : 26
Data de inscrição : 20/07/2015

Ir para o topo Ir para baixo

UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro Empty Re: UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro

Mensagem por ilprofeta Ter Jul 21, 2015 11:59 pm

5*.
ilprofeta
ilprofeta

Mensagens : 133
Data de inscrição : 16/07/2015

Ir para o topo Ir para baixo

UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro Empty Re: UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro

Mensagem por baah Qua Jul 22, 2015 2:42 pm

essa é fera
baah
baah

Mensagens : 4
Data de inscrição : 22/07/2015

Ir para o topo Ir para baixo

UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro Empty Re: UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos