Redação sobre Transgênicos

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Mensagem por haczao em Ter Jul 21, 2015 10:56 pm

Alguém poderia comentar essa minha redação e dar uma nota "por cima" ?

Redação sobre Transgênicos  WS8v21y
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Mensagem por Pseudista em Qua Jul 22, 2015 1:49 pm

Aguardando alguém que te ajude, quando eu prestei fuvest tirei 25% só redação, então não acho que posso te ajudar, mesmo querendo ://
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Mensagem por como eu amo a interweb em Sab Jul 25, 2015 5:57 pm

desculpa, mas você teria a imagem da redação mais ampliada? Mesmo com a ampliação do fórum está osso ler algumas palavras
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Mensagem por haczao em Sab Jul 25, 2015 6:07 pm

como eu amo a interweb escreveu:desculpa, mas você teria a imagem da redação mais ampliada? Mesmo com a ampliação do fórum está osso ler algumas palavras

vixe, pior que não

eu scanneei essa redação, nem tá mais cmg =x

vou digitar ela aguenta ae.
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Mensagem por haczao em Sab Jul 25, 2015 6:16 pm

Tema 1: Transgênicos, necessários ou um maléfico para a sociedade ?

A Profundidade de um Problema

A transgênese surgiu com a finalidade de tornar os produtos agrícolas mais resistentes em certos aspectos, aumentando a produtividade. Todavia, concomitante com os avanços tecnológicos na área, o questionamento sobre os impactos que isso terá nos próprios humanos e meio ambiente, em longo prazo, fazem-se altamente vigentes na atualidade.

Mudar o sequenciamento genético de uma planta ou semente, a fim de que essa seja mais tolerante a agrotóxicos que combatam pragas agrícolas seria em suma o aspecto diretor do que busca a transgênese.

Porém, o excessivo uso de agrotóxicos, conforme diversos estudos científicos, intoxicam o organismo humano consumidor e também contaminam os próprios solos e lençóis freáticos das áreas plantadas. Isso possivelmente desencadearia diversos problemas a longo prazo, como câncer e contaminação de áreas não produtoras.

Organizações não governamentais, como o Greenpeace, defendem em resposta a esses problemas uma agricultura orgânica, onde a transgênese e o uso de agrotóxicos não seriam necessários no meio produtivo. Entretanto não se aborda o aspecto de que com a população mundial hodierna a produção orgânica requereria uma reforma agrária intensa, já que só seria suficiente sendo realizada em formato de subsistência.

Tendo em vista o que foi exposto, nota-se que os transgênicos são maléficos para a sociedade no ponto de vista dos problemas de saúde, e também pela contaminação dos solos e da natureza. Contudo se fazem necessários devido a demanda produtiva requerida pelo contingente populacional e pela atual organização da sociedade.
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Mensagem por como eu amo a interweb em Sab Jul 25, 2015 6:54 pm

cara, na minha humilde opinião, de um krinha que tirou 840 na redasena acumulada, faltou defender mais o seu ponto de vista e apresentar uma solução para o tema na conclusão do assunto


Última edição por como eu amo a interweb em Sab Jul 25, 2015 7:09 pm, editado 1 vez(es)
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Mensagem por como eu amo a interweb em Sab Jul 25, 2015 6:56 pm

me fudi na minha porque apresentei uma solução muito meh
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Mensagem por haczao em Sab Jul 25, 2015 9:53 pm

Eu nunca faço redação pro Enem, afinal nem quero nada por lá  

nas outras não tem essa necessidade de intervenção nao
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Mensagem por como eu amo a interweb em Sab Jul 25, 2015 10:31 pm

me explica isso haczao, sou nwb nos outros vest
principalmente em relação a fuvest
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Mensagem por Olha Esse Rick em Ter Ago 04, 2015 9:18 pm

como eu amo a interweb escreveu:me explica isso haczao, sou nwb nos outros vest
principalmente em relação a fuvest

Basicamente:

Redação da FUVEST é sempre dissertação e é avaliada em 3 quesitos:

Código:
A redação deverá ser, obrigatoriamente, uma dissertação de caráter argumentativo, na qual se espera que o candidato,
visando a sustentar um ponto de vista sobre o tema proposto ou sugerido, demonstre capacidade de mobilizar
conhecimentos e opiniões; argumentar de forma coerente e pertinente; articular eficientemente as partes do texto
e expressar-se de modo claro, correto e adequado.
Os textos elaborados pelos candidatos serão avaliados quanto a três aspectos ou quesitos:
I. Desenvolvimento do tema e organização do texto dissertativo-argumentativo
Verifica-se se o texto configura-se como uma dissertação argumentativa e se atende ao tema proposto ou sugerido.
Pressupõe-se, então, que o candidato demonstre a habilidade de compreender a proposta de redação e, quando esta
contiver uma coletânea, que ele se revele capaz de ler e de relacionar adequadamente os textos que a integram. A
paráfrase de elementos que compõem a proposta de redação não é um recurso recomendável para o desenvolvimento
adequado do tema. Não se recomenda, também, que o texto produzido se configure como uma dissertação meramente
expositiva, isto é, que se limite a expor dados ou informações relativos ao tema, sem que se explicite um ponto de
vista devidamente sustentado por uma argumentação consistente. No que diz respeito ao desenvolvimento do tema,
verifica-se, além da pertinência das informações e da efetiva progressão temática, também a capacidade críticoargumentativa
que a redação venha a revelar.
II. Coerência dos argumentos e articulação das partes do texto
Avaliam-se, conjuntamente, a coerência dos argumentos e das opiniões e a coesão textual, ou seja, a correta articulação
das palavras, frases e parágrafos. A coerência reflete a capacidade do candidato de relacionar os argumentos e
organizá-los de forma a deles extrair conclusões apropriadas e, também, sua habilidade para o planejamento e a
construção significativa do texto.
Serão considerados de forma negativa a presença de contradições entre frases ou parágrafos, a falta de encadeamento
das ideias, a circularidade ou quebra da progressão argumentativa, o uso de argumentação baseada apenas no senso
comum e a falta de conclusão ou conclusões que não decorram do que foi previamente exposto. Serão tidos também
como fatos negativos referentes à coesão, entre outros, o estabelecimento de relações semânticas impróprias entre
partes do texto, assim como o uso inadequado de conectivos.
III. Correção gramatical e adequação vocabular
Avaliam-se, neste aspecto, o domínio da norma-padrão escrita da língua portuguesa e a clareza na expressão das ideias.
Serão examinados aspectos gramaticais como ortografia, morfologia, sintaxe e pontuação, e o emprego adequado
e expressivo do vocabulário. Espera-se que o candidato revele competência para expor com precisão e concisão
os argumentos selecionados para a defesa do ponto de vista adotado, evitando o uso de clichês ou frases feitas.
Avalia-se, também, a seleção adequada do vocabulário, tendo em vista as peculiaridades do tipo de texto exigido.
Para cada um dos três aspectos, será atribuída pontuação de 1 a 5, dependendo do desempenho do candidato
no respectivo aspecto.
Quando os pontos atribuídos pelos dois avaliadores a um determinado aspecto divergirem em 1 ponto, valerá a
média das duas notas. Nos casos em que a discrepância entre os dois avaliadores exceder 1 ponto em qualquer
dos três aspectos, as redações serão objeto de uma terceira avaliação por uma banca previamente designada
para esse fim. Caberá a essa banca decidir qual das duas notas é a mais adequada ou se cabe atribuir uma
terceira nota, diversa das que foram atribuídas. Se isso ocorrer, prevalecerá a terceira nota.
Os pontos atribuídos a cada aspecto serão multiplicados, respectivamente, por 4, 3 e 3, obtendo-se, assim,
uma nota ponderada para a redação, que variará entre 10 e 50 pontos.
Receberão nota zero, além das redações em branco, textos que desenvolverem tema diverso do que foi proposto
ou sugerido, ou que não atenderem à modalidade discursiva indicada. Serão passíveis de receber nota zero também
os textos com extensão claramente abaixo do limite estabelecido nas instruções da prova ou que apresentarem
elementos verbais ou visuais não relacionados com o tema proposto.
Caso a redação receba nota zero de um dos avaliadores e nota diferente de zero de outro avaliador, ela será
objeto de uma terceira avaliação, seguindo os mesmos critérios estabelecidos para os casos de discrepância
submetidos a terceira avaliação.

A Unicamp possui acredito que duas redações que deverão ser feitas, mas que podem ser diversos tipos que podem cair (Síntese, carta aberta,...)

A principal diferença da dissertação FUVEST e ENEM é justamente pelos critérios avaliados, no ENEM a solução é não apenas necessária de ser apresentada como também será avaliada. Na fuvest não.
Fora que no enem você nem precisa colocar título e na fuvest é obrigatório.
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Mensagem por como eu amo a interweb em Ter Ago 04, 2015 10:17 pm

Olha Esse Rick escreveu:
como eu amo a interweb escreveu:me explica isso haczao, sou nwb nos outros vest
principalmente em relação a fuvest

Basicamente:

Redação da FUVEST é sempre dissertação e é avaliada em 3 quesitos:

Código:
A redação deverá ser, obrigatoriamente, uma dissertação de caráter argumentativo, na qual se espera que o candidato,
visando a sustentar um ponto de vista sobre o tema proposto ou sugerido, demonstre capacidade de mobilizar
conhecimentos e opiniões; argumentar de forma coerente e pertinente; articular eficientemente as partes do texto
e expressar-se de modo claro, correto e adequado.
Os textos elaborados pelos candidatos serão avaliados quanto a três aspectos ou quesitos:
I. Desenvolvimento do tema e organização do texto dissertativo-argumentativo
Verifica-se se o texto configura-se como uma dissertação argumentativa e se atende ao tema proposto ou sugerido.
Pressupõe-se, então, que o candidato demonstre a habilidade de compreender a proposta de redação e, quando esta
contiver uma coletânea, que ele se revele capaz de ler e de relacionar adequadamente os textos que a integram. A
paráfrase de elementos que compõem a proposta de redação não é um recurso recomendável para o desenvolvimento
adequado do tema. Não se recomenda, também, que o texto produzido se configure como uma dissertação meramente
expositiva, isto é, que se limite a expor dados ou informações relativos ao tema, sem que se explicite um ponto de
vista devidamente sustentado por uma argumentação consistente. No que diz respeito ao desenvolvimento do tema,
verifica-se, além da pertinência das informações e da efetiva progressão temática, também a capacidade críticoargumentativa
que a redação venha a revelar.
II. Coerência dos argumentos e articulação das partes do texto
Avaliam-se, conjuntamente, a coerência dos argumentos e das opiniões e a coesão textual, ou seja, a correta articulação
das palavras, frases e parágrafos. A coerência reflete a capacidade do candidato de relacionar os argumentos e
organizá-los de forma a deles extrair conclusões apropriadas e, também, sua habilidade para o planejamento e a
construção significativa do texto.
Serão considerados de forma negativa a presença de contradições entre frases ou parágrafos, a falta de encadeamento
das ideias, a circularidade ou quebra da progressão argumentativa, o uso de argumentação baseada apenas no senso
comum e a falta de conclusão ou conclusões que não decorram do que foi previamente exposto. Serão tidos também
como fatos negativos referentes à coesão, entre outros, o estabelecimento de relações semânticas impróprias entre
partes do texto, assim como o uso inadequado de conectivos.
III. Correção gramatical e adequação vocabular
Avaliam-se, neste aspecto, o domínio da norma-padrão escrita da língua portuguesa e a clareza na expressão das ideias.
Serão examinados aspectos gramaticais como ortografia, morfologia, sintaxe e pontuação, e o emprego adequado
e expressivo do vocabulário. Espera-se que o candidato revele competência para expor com precisão e concisão
os argumentos selecionados para a defesa do ponto de vista adotado, evitando o uso de clichês ou frases feitas.
Avalia-se, também, a seleção adequada do vocabulário, tendo em vista as peculiaridades do tipo de texto exigido.
Para cada um dos três aspectos, será atribuída pontuação de 1 a 5, dependendo do desempenho do candidato
no respectivo aspecto.
Quando os pontos atribuídos pelos dois avaliadores a um determinado aspecto divergirem em 1 ponto, valerá a
média das duas notas. Nos casos em que a discrepância entre os dois avaliadores exceder 1 ponto em qualquer
dos três aspectos, as redações serão objeto de uma terceira avaliação por uma banca previamente designada
para esse fim. Caberá a essa banca decidir qual das duas notas é a mais adequada ou se cabe atribuir uma
terceira nota, diversa das que foram atribuídas. Se isso ocorrer, prevalecerá a terceira nota.
Os pontos atribuídos a cada aspecto serão multiplicados, respectivamente, por 4, 3 e 3, obtendo-se, assim,
uma nota ponderada para a redação, que variará entre 10 e 50 pontos.
Receberão nota zero, além das redações em branco, textos que desenvolverem tema diverso do que foi proposto
ou sugerido, ou que não atenderem à modalidade discursiva indicada. Serão passíveis de receber nota zero também
os textos com extensão claramente abaixo do limite estabelecido nas instruções da prova ou que apresentarem
elementos verbais ou visuais não relacionados com o tema proposto.
Caso a redação receba nota zero de um dos avaliadores e nota diferente de zero de outro avaliador, ela será
objeto de uma terceira avaliação, seguindo os mesmos critérios estabelecidos para os casos de discrepância
submetidos a terceira avaliação.

A Unicamp possui acredito que duas redações que deverão ser feitas, mas que podem ser diversos tipos que podem cair (Síntese, carta aberta,...)

A principal diferença da dissertação FUVEST e ENEM é justamente pelos critérios avaliados, no ENEM a solução é não apenas necessária de ser apresentada como também será avaliada. Na fuvest não.
Fora que no enem você nem precisa colocar título e na fuvest é obrigatório.
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