Vestibular
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Dicas para uma redação nota 1000

Ir para baixo

Dicas para uma redação nota 1000 Empty Dicas para uma redação nota 1000

Mensagem por Folkrar Seg Jul 20, 2015 12:42 pm

Tirar nota máxima na prova de redação do Enem é muito difícil e não existe uma fórmula que garanta um bom resultado. Mas algumas práticas são sempre citadas por quem chega lá.

Leituras importantes
Ler e escrever muito são pontos básicos, assim como se manter atualizado sobre o que acontece no mundo por meio de jornais, revistas e pela internet.Mesmo que isso possa não cair diretamente na prova, manter-se atualizado ajuda a ter uma visão de mundo mais ampla e maior facilidade em emitir opiniões. Para a introdução, é essencial ter uma visão histórica e cultural ampla que lhe permita citar pensamentos, teorias ou ainda coisas do cotidiano que se relacionem ao tema, iniciando um contexto bem construído.

Linguagem a evitar
Além de ter uma boa bagagem cultural, é preciso cuidado com a linguagem utilizada. Evite frases clichês e ditados populares. É legal enriquecer o repertório utilizando diferentes áreas do conhecimento para sair do senso comum. Também é importante ter cuidado com a gramática e evitar expressões como ‘eu acho’ e ‘eu acredito’”.

As conjunções [termos que conectam orações ou dois termos de mesma função sintática e ajudam a estabelecer relações de sentido] são muito importantes para uma boa redação e, por isso, conhecer várias delas e saber usá-las é sempre bom.

Liste suas ideias antes de escrever o texto
Outra tática que costuma funcionar na hora de escrever redações é a de fazer um “brainstorm” e listar, em uma folha de rascunho, as ideias possíveis sobre o tema e itens-chave a serem colocados. Fazendo isso, você não limita seu pensamento à ordem textual e, na hora de escrever a redação, não precisa começar do zero - pode ir apenas posicionando as ideias na sua estrutura textual. Isso favorece sua criatividade, evita que você se esqueça de colocar ideias importantes no texto e permite uma escrita mais fluida.

Treine muito!
A melhor forma para se alcançar os tão sonhados 1000 pontos , é treinando intensivamente.Para isso, disponibilizamos no fórum Vestibulando, a sessão Oficina de Redações, onde os usuários são convidados a escrever e também corrigir redações de outros membros.

---------------------------------------------------------------------------------
Alguma outra dica para mandar bem na redação?
Poste ai em baixo Smile
Folkrar
Folkrar

Mensagens : 56
Data de inscrição : 18/07/2015

Ir para o topo Ir para baixo

Dicas para uma redação nota 1000 Empty Re: Dicas para uma redação nota 1000

Mensagem por Folkrar Qua Ago 12, 2015 10:01 am

Aí vão 10 respostas as perguntas mais frequentes sobre as questões sobre redação que atormentam os estudantes:

1) Preciso ler os textos de apoio? É imprescindível interpretar a proposta. Leia – pelo menos – duas vezes, atentamente, o texto ou textos de apoio que normalmente aparecem e, a seguir, leia o tema e reflita sobre ele.

2) Preciso fazer rascunho?  É claro que sim!  As idéias não vêm em ordem. Coloque suas ideias todas no papel, só depois você vai se preocupar em organizá-las.

3) Posso usar exemplos ou copiar partes do texto de apoio? Usar exemplos para ilustrar a argumentação é uma boa pedida, mas cuidado! O exemplo deve ser breve, apenas ilustrativo. Jamais copie ou escreva com suas palavras (parafrasear) partes dos textos de apoio.

4) Começo pela redação ou por outras questões? Faça o seu rascunho antes de qualquer coisa. Você deve aproveitar que a cabeça está fresquinha e colocar tudo no papel. Depois que o rascunho estiver pronto, preocupe-se com outras questões. Dê um tempo para desligar-se do texto produzido. Esse tempo é importante, pois só assim é possível observar erros na organização das ideias.

5) Preciso dividir meu texto em parágrafos? Certamente! Normalmente quatro parágrafos: um de introdução e um de conclusão com uma média de cinco linhas cada e dois de desenvolvimento com uma média de 8 linhas cada.

6) Posso usar “eu” ou “na minha opinião”? Não! São poucos os vestibulares que não se importam com o uso da primeira pessoa. Deve-se usar terceira pessoa para que pareça mais impessoal, ou seja, a tese defendida é também a visão de outros.

7) Quando eu devo passar a limpo? Para se desligar do texto, resolva a prova de Português ou de outra disciplina – não é uma boa deixar para o final – e, depois, retorne para o seu texto, leia-o atentamente para, então, organizá-lo. Não se esqueça de observar o número de linhas.

Cool Minha letra não é bonita, isso é problema? Problema é letra ilegível, aquela que nem você mesmo entende o que escreveu. A letra precisa ser legível, procure caprichar.

9) Se eu errar algo quando estiver passando a limpo, o que faço? Apenas, eu disse, apenas, passe um traço em cima da palavra e reescreva-a ao lado. Nada de usar digo para fazer a correção.

10) Devo colocar título? O título não é uma marca obrigatória na dissertação-argumentativa. No entanto, se você é um dos que desejam criar um título, é bom observar um ponto: nunca repita, por exemplo, em seu título, o tema da prova. Crie um inteiramente seu e que expresse o ponto central da sua argumentação.
Folkrar
Folkrar

Mensagens : 56
Data de inscrição : 18/07/2015

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos